Causas e Conseqüências do Estresse na Produção Comercial de Aves.

Visualização do Trabalho Completo
Arquivo do Adobe Acrobat com 428kb (pdf)

Sumário
Por ser um tema muito amplo, o estudo das "Causas e Conseqüências do Estresse na Produção Avícola Comercial" está contido neste texto de forma fragmentada, para melhor entendimento de cada CAUSA e as posteriores CONSEQÜÊNCIAS da mesma. É importante salientar que o conhecimento simplesmente compartimentado da avicultura não tem uma aplicação prática na resolução de problemas a campo. É necessário um conhecimento geral (não aprofundado) das áreas de genética, nutrição, manejo e sanidade. No entanto, mais importante do que isso, é o entendimento e a mensuração das relações existentes entre as diferentes variáveis dentro das áreas citadas acima. Para tanto, é imprescindível o uso de ferramentas modernas, como o emprego de técnicas laboratoriais, uso da informatização computacional para alcançar a melhor relação Custo / Benefício na produção avícola industrial, através de análises matemáticas (estatística, inteligência artificial, etc.), que nos permitam simular e/ou predizer acontecimentos passados e/ou futuros.
São estudadas e discutidas as seguintes questões no decorrer deste documento:
1. O que é o estresse?
2. O que tornou as galinhas estressadas?
3. Causas e conseqüências do estresse.
4. O que fazer para minimizar as perdas decorrentes do estresse. O que atacar primeiro? (tomadas de decisão técnica).
5. Como mensurar (R$) os danos do estresse e calcular o custo (R$) de cada variável envolvida. É economicamente viável a tomada de decisão técnica? (tomadas de decisão econômica).
Observação !!!!
Tendo em vista que nossa área de atuação é SANIDADE AVÍCOLA, os assuntos envolvendo Genética, Nutrição e Manejo deste documento, são muitas vezes, transcrições diretas de outros autores, conforme indicado em tais trechos.



www.guahyba.vet.br